O número de casos positivos para Covid-19 em hospitais particulares de Mato Grosso aumentou consideravelmente em janeiro deste ano no comparativo com dezembro de 2023. Em uma das unidades houve alta de, aproximadamente, 300% nos diagnósticos da doença.
O número consta em balanço divulgado pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat).
Na média, em levantamento realizado em três unidades privadas da capital o aumento foi de 100%, saindo de uma média de 27 casos diagnosticados em dezembro para 54 em janeiro.
“Em números absolutos os dados apresentados ainda demonstram um baixo número de internações relacionadas a COVID-19, mas preocupa a ascendência na curva, que deve servir de alerta para a adoção de medidas de contenção que visem frear esse crescimento”, afirmou Patrícia West, diretora Executiva do Sindessmat.
Nesse sentido, o Sindessmat alerta para que a população retome alguns cuidados de prevenção da doença, e mantenha a vacinação contra a Covid-19 em dia, com o número de doses conforme indicação.
Laboratórios
Segundo levantamento realizado pela Associação Mato-grossense de Análises Clínicas (AMAC), o mês de janeiro registrou aumento de 105% nos pedidos de exame para Covid-19 em comparação com dezembro.
Houve também aumento de 247% no número de testes com resultado positivo em janeiro em comparação com o mês anterior.
Do total de exames realizados em dezembro, 18% testaram positivo para a Covid-19, enquanto no mês de janeiro as positivações subiram para 31%.