O Procon Estadual elaborou orientações que devem ser observadas pelos consumidores para evitar ciladas no período do Carnaval.
A primeira dica é redobrar o cuidado com pagamentos ao utilizar cartões de crédito/débito ou fazer transações com PIX.
Para se proteger, os consumidores podem, por exemplo, reduzir temporariamente os limites do cartão e, se possível, até desativar a função de pagamento por aproximação.
Os cartões, documentos e aparelho de celular devem ser guardados em local seguro. Evite colocar no bolso na parte de trás da calça, mochila ou bolsa para trás do corpo.
A secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos lembra que um golpe comum no período de Carnaval é a troca do cartão.
Por isso, ao realizar pagamentos, evite entregá-lo para outras pessoas inserirem na máquina.
Caso necessite entregar o cartão para o fornecedor, ao receber de volta verifique se o cartão devolvido é realmente o seu.
Outra dica de segurança é checar atentamente as informações: ao fazer pagamento por PIX, confira o valor e os dados do destinatário e, ao pagar com cartão, observe se o valor digitado na maquininha confere com o valor da compra.
Se o visor do equipamento estiver avariado/quebrado e não seja possível identificar o valor digitado, cancele a aquisição.
Não esqueça de solicitar o comprovante de pagamento da maquininha e de conferir se o valor está correto. Se algo estiver errado, o consumidor deve solicitar o estorno da operação imediatamente, recomenda o Procon.
Também é importante redobrar a atenção com o celular.
Não apenas porque no Carnaval aumentam casos de roubo/extravio, mas também porque muitas pessoas realizam pagamentos e acessam suas contas bancárias pelo aplicativo baixado no aparelho.
Para evitar contratempos, é importante ativar medidas que dificultem o acesso, como o bloqueio de tela inicial e a biometria facial ou digital.
O Procon aconselha que o consumidor cadastre seu aparelho no Celular Seguro BR, do Governo Federal, que é um aplicativo que permite bloquear a linha telefônica, caso seu celular seja roubado, furtado ou extraviado.
O aplicativo está disponível para Androide e IOS e o cadastro é feito com a mesma conta utilizada no gov.br.
Viagens
O Procon aconselha ainda que, caso ocorra algum contratempo nas viagens aéreas ou de ônibus, o consumidor guarde tickets e documentos que comprovem o problema para uma eventual reclamação.
Também é preciso tomar alguns cuidados com a bagagem, pois a quantidade de reclamações sobre extravio ou avaria tem aumentado nos órgãos de defesa do consumidor.
A dica neste caso é que o consumidor fotografe ou filme a mala e, ainda, a etiqueta de identificação da companhia aérea ou empresa de ônibus, com os dados sobre a bagagem despachada.
Se possível, coloque uma fita colorida ou um objeto pessoal, como um chaveiro, por exemplo, para facilitar a identificação, além de usar um lacre ou um cadeado para maior segurança.
Reclamações
Em caso de problemas, o consumidor pode procurar presencialmente o Procon em uma unidade de Ganha Tempo (Praça Ipiranga, CPA, Assembleia Legislativa) ou no Centro Estadual de Cidadania do Várzea Grande Shopping.
Também é possível registrar uma reclamação, denúncia ou buscar orientação pelo atendimento pelo WhatsApp (65) 3613-2100 do Procon-MT.
Ou ainda pela plataforma de reclamação online Consumidor.gov.br .