THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO
O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), composta por 29 desembargadores, definiu, na manhã desta segunda-feira (19), os nomes da lista tríplice para a vaga de desembargador destinada a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso – pelo Quinto Constitucional.
São eles: Hélio Nishiyama, que recebeu 28 votos; Flaviano Taques, que ganhou 20 votos; e Abel Sguarezi, que teve 19 votos.
Também concorriam a vaga as advogadas Juliana Zafino, Dinara Arruda e Glaucia Amaral.
Agora, a lista será encaminhada para o governador Mauro Mendes (União), a quem cabe fazer a escolhe final do novo desembargador. Mendes tem até 20 dias para tomar a decisão.
As vagas
No total, o Tribunal de Justiça abriu nove novas vagas de desembargadores no ano passado. Dessas, sete foram destinadas para magistrados de carreira e duas para o chamado Quinto Constitucional, sendo uma para Ministério Público Estadual (MPE) e outra OAB/MT.
Duas das vagas destinadas para juízes, pelo critério de antiguidade, foram destinadas para Graciema Ribeiro de Caravellas e Sebastião de Arruda Almeida, ainda em 2023. Graciema, porém, já se aposentou e uma nova vaga foi aberta para preencher a cadeira dela.
Já vaga destinada ao Quinto do MPE foi preenchida pelo promotor de Justiça Marcos Regenold Fernandes, que foi nomeado pelo governador Mauro Mendes também no ano passado.
A posse dos novos desembargadores acontece já nesta quarta-feira (21).