A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (14) a Operação Transparência para apurar possíveis recebimentos indevidos de verbas praticados por servidores da Câmara Municipal de Barra do Garças ( a 509 km a Leste de Cuiabá).
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nos setores contábil, jurídico, arquivo e recursos humanos da Câmara e em duas residências no município.
As investigações tiveram início após denúncia da própria Câmara Municipal no biênio 2021/2022.
Conforme a denúncia, os servidores receberam indevidamente verbas que eram garantidas a servidores concursados.
Com a descoberta, foi realizado o desligamento de parte dos servidores que já estavam aposentados pelo INSS e comunicado os fatos para o Ministério Público, Tribunal de Contas e Polícia Civil.
As ordens judiciais cumpridas hoje têm o objetivo de apreender elementos que possam auxiliar o aprofundamento das investigações como computadores (ou outros eletrônicos) e documentos (físicos ou virtuais), que possam estar ocultos em setores da instituição pública.
O material apreendido será analisado e periciado, no intuito de encontrar possíveis provas documentais que venham a instruir os autos de investigação em curso.