A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERFVA), deflagrou na manhã desta quinta-feira (9), a segunda fase da Operação Revés, desta vez, com alvo nos mandantes da grande tentativa de roubo de mais de 40 veículos do pátio de uma concessionária em Várzea Grande.
A operação deu cumprimento a cinco ordens judiciais, sendo dois mandados de prisão e três de busca e apreensão.
Os alvos são um homem e uma mulher identificados como mandantes e mentores do crime.
O caso ocorreu em dezembro de 2023, ocasião em que 17 criminosos invadiram a empresa e fizeram os seguranças de reféns. Seis deles morreram em confronto com a Polícia Militar.
A primeira fase da operação, deflagrada no dia 30 de abril, resultou na prisão em flagrante de executores e colaboradores do crime.
Com o avanço das investigações, foram identificados os mandantes por trás do plano criminoso.
O suspeito, reeducando inserido no programa de ressocialização da Fundação Nova Chance (Funac), trabalhava na empresa vítima do crime. Embora não tenha participado diretamente da ação criminosa, foi apontado como peça-chave ao repassar informações cruciais para sua comparsa, responsável por articular e recrutar o grupo envolvido na ação criminosa.
Durante a execução do crime, a suspeita permaneceu próxima ao local, supervisionando a ação. Além disso, durante as investigações, ficou evidenciado que a investigada é integrante de organização criminosa, possuindo parentes, incluindo mãe e marido, que estão detidos, além de tias com extenso histórico criminal, reforçando sua conexão com o mundo do crime.
De acordo com o delegado titular da DERFVA, Diego Alex Martimiano da Silva, as investigações prosseguem com o objetivo de esclarecer completamente os detalhes do caso.