Cuiabá será uma das cidades subsedes dos jogos da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027.
A informação foi confirmada pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Jefferson Carvalho Neves, após o Brasil ter sido escolhido o país sede da competição.
O resultado foi divulgado na madrugada desta sexta-feira (17), durante congresso da Fifa em Bangkok, na Tailândia.
“Estamos muito felizes com essa escolha, pois é o resultado de um trabalho de uma equipe incrível e de uma estrutura de Governo sensacional, que nos dá todo o apoio. São mais de cinco anos de trabalho para deixar os nossos equipamentos esportivos e as nossas estruturas prontas e em condições de receber grandes eventos dessa forma. Mato Grosso, mais uma vez, marca a história do esporte em nosso país”, afirmou o secretário.
Esta será a primeira vez que a Copa do Mundo Feminina de Futebol será disputada na América do Sul.
O Brasil já havia recebido duas copas masculinas, em 1950 e em 2014, sendo que, em 2014, Cuiabá também foi subsede da competição masculina.
Em setembro do ano passado, a coordenadora-geral da candidatura do Brasil para a competição, Jacqueline Barros, afirmou que Cuiabá estava apta para receber os jogos da competição esportiva. “Escolhemos Cuiabá por já ter essa experiência na Copa do Mundo de 2014 e ter toda a estrutura necessária”, relatou Jacqueline.
Ela ressaltou, ainda, que a escolha é fruto dos investimentos que vêm sendo feitos pelo Governo do Estado na Arena Pantanal. “Tem estádio pronto, infraestrutura, rede hoteleira, centro de treinamento. E outra, é um local acolhedor, né? Aqui temos um povo acolhedor que sabe receber bem os turistas, o público, os torcedores”, pontuou a representante da CBF.
Na votação desta sexta-feira, o Brasil venceu por um placar de 119 votos a 78 para Bélgica, Alemanha e Holanda. Os países europeus haviam apresentado uma candidatura conjunta que concorria com a proposta brasileira. Já os Estados Unidos e o México haviam desistido da disputa em abril.