THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO
Alvo da Operação Capsicum, o delegado Denis Cardoso de Brito, lotado na Delegacia de Polícia de Porto Alegre do Norte (a 1.022 km de Cuiabá), é pré-candidato a vereador na cidade de Goiânia (GO).
A operação foi deflagrada nesta quarta-feira (22) pela Corregedoria da Polícia Civil. Denis, que está em estágio probatório, foi afastado do cargo.
Estágio probatório é o período de três anos em que o servidor público aprovado em concurso ainda não está efetivado no cargo.
Na semana passada, ele conseguiu decisão favorável na Justiça de Mato Grosso para se licenciar da função para atividade política.
A decisão foi assinada pelo juiz Marcio Aparecido Guedes, da 2ª Vara Especializada da Fazenda Pública, e garantiu que o delegado seja remunerado durante a licença.
Denis buscou a Justiça depois de não receber uma resposta da Secretaria de Planejamento do Estado de Mato Grosso sobre o pedido.
A operação
Segundo apurado, o delegado tomou posse de um veículo Toyota Corolla que estava apreendido na Delegacia de Porto Alegre do Norte para se deslocar até o Estado de Goiás, usando placas de outro veículo.
As investigações apuraram ainda que o mesmo policial estaria em posse de um fuzil que não era de sua propriedade.
Ele vai responder por crime de adulteração de sinal de veículo automotor e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Além dessas condutas, é apurado o envolvimento do investigado em outros crimes, bem como em infrações eminentemente administrativas.