A Polícia Federal deflagrou a Operação Cognome, nesta segunda-feira (17), com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado na aquisição e transporte rodoviário de grandes quantidades de cocaína para os estados do Sul e Sudeste do país.
Estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, em Cuiabá, Cáceres e Juína.
As investigações iniciaram com a prisão em flagrante de um integrante do grupo, realizada pela Polícia Federal de Rondonópolis, em 30 de setembro de 2023, ocasião em que foram apreendidos 507 kg de cocaína encobertos por uma carga de milho.
O aprofundamento das apurações levou à identificação de um grupo criminoso dedicado ao tráfico interestadual de drogas. Técnicas especiais de investigações permitiram o requerimento judicial das medidas cautelares ora cumpridas.
A Polícia Federal trabalha com a hipótese de cometimento dos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e lavagem de capitais, cujas penas máximas ultrapassam 35 anos de reclusão.
O nome da operação faz alusão ao contato telefônico do alvo principal da operação, que fora registrado pelo autuado em flagrante com alcunha diversa do verdadeiro apelido por ele utilizado e cujo nome real foi descoberto nas fases intermediárias de investigação.