O professor aposentado e ex-vice-reitor da UFMT, Elias Alves de Andrade, que matou uma gata no bairro Jardim Califórnia, em Cuiabá, se apresentou na Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), na tarde de terça-feira (23), acompanhado de um advogado para prestar esclarecimentos sobre os fatos.
Durante o interrogatório, Elias demonstrou arrependimento do ato praticado e afirmou estar disposto a conversar e se retratar com a tutora do animal e com toda a sociedade.
Ele se colocou à disposição para acordo e reparação do dano causado, bem como ao dispor do Ministério Público e Judiciário, para atender a penalidade que for entendido ser aplicada a ele.
O caso aconteceu na segunda-feira (15) e foi flagrada por uma câmera de segurança. Nas imagens é possível ver o professor indo atrás do felino e, em seguida, arremessando um machado contra o animal, que não resistiu.
No domingo (21), ativistas da causa animal fizeram uma manifestação em frente à casa de Elias.
Ele responderá em liberdade pelo crime de maus-tratos de animais com resultado morte em inquérito policial instaurado na especializada.