THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO
Uma forte onda de calor vai atingir o país de Norte a Sul a partir deste domingo (18), conforme a Metsul Meteorologia.
De acordo com site, o Centro-Oeste deve ser a região que mais vai sofrer os efeitos desta onda e Cuiabá será a capital brasileira em que mais deve fazer calor neste período.
Conforme os dados, a capital mato-grossense deve ter máximas acima de 40 ºC até 23 de agosto. A sensação térmica deve ser de até 45ºC.
A MetSul prevê ainda que a prolongada sequência de dias de calor excessivo com tempo muito seco vai agravar sobremaneira o problema das queimadas no Centro-Oeste.
Nesta sexta-feira (16), a Defesa Civil de Mato Grosso fez alerta a população para os cuidados com a saúde diante da baixa umidade relativa do ar.
O coordenador de prevenção e preparação da Defesa Civil estadual, subtenente BM José Bruno de Souza Filho, observa que, além de facilitar os incêndios florestais, o tempo seco pode ser prejudicial à saúde.
“A baixa umidade do ar pode resultar em danos à saúde, como agravamento de doenças respiratórias, além de provocar desconforto nos olhos, ressecamento da pele e contribuir para a desidratação”, pontua.
Para esse período, a recomendação é evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, bem como a prática de exercício físico intenso.
Além disso, é fundamental a hidratação. É recomendado que a população beba bastante água, ainda que não esteja com sede, consuma alimentos leves, umidifique o ambiente e mantenha a pele hidratada.