THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO
A juíza Anglizey Solivan de Oliveira, da 1ª Vara Cível de Cuiabá, foi eleita nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, pelo critério de merecimento.
A escolha foi feita durante sessão do Tribunal Pleno na manhã desta segunda-feira (19).
Ela vai assumir a cadeira deixada pelo desembargador Luiz Carlos da Costa, que faleceu em maio deste ano.
A posse foi marcada para esta terça-feira (20), às 16h.
A magistrada figurou em primeiro lugar na lista tríplice dos 33 desembargadores aptos a votarem.
Em segundo lugar ficou a juíza Celia Regina Vidotti, com 28 votos, e em terceiro, a juíza Ana Cristina Mendes, com 20 votos.
Nos critérios, os magistrados levaram em consideração informações sobre a produtividade, presteza no exercício das funções, aperfeiçoamento técnico e a adequação da conduta ao Código de Ética da Magistratura.
Além delas, concorriam a vaga as juízas Juanita Cruz da Silva Clait Duarte, Sinii Savana Bosse Saboia Ribeiro, Ester Belém Nunes, Lúcia Peruffo, Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli, Gleide Bispo Santos, Monica Catarina Perri Siqueira, Amini Haddad Campos, Suzana Guimarães Ribeiro, Rita Soraya Tolentino de Barros, Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva, Christiane Costa Marques Neves e Tatiane Colombo.
A lista exclusiva para mulheres atendeu uma decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que no final do ano passado aprovou um ato normativo para a implementação de um sistema de alternância de gênero no preenchimento de vagas em tribunais de segunda instância da Justiça brasileira.
Pela proposta aprovada, os tribunais terão que abrir editais alternando a criação de listas mistas e exclusivas para mulheres nas promoções pelo critério de merecimento, até que seja atingida a paridade de gênero.
Impedidos
Os desembargadores Luiz Octavio Saboia, Orlando Perri e Maria Aparecida Fago se declararam impedidos de votar.
Saboia é casado com a juíza Sinii Savana Bosse Saboia Ribeiro; Perri é irmão da juíza Mônica Perri; e a desembargadora Fago é tia da juíza Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva.
A corte, composta por 39 magistrados, ainda não contou com votos dos desembargador Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, afastados por decisão cautelar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Perfil
Anglizey Solivan de Oliveira nasceu em 6 de dezembro de 1965, em Tapira (PR), filha de Gercino Soares de Oliveira e Maria Salete de Oliveira. Ingressou na magistratura em 1998.
Atuou nas comarcas de Colíder, Juscimeira, Jaciara, Cáceres, Itiquira, Rondonópolis, Várzea Grande e Cuiabá.
Ao longo desses 26 anos de carreira, acumulou experiência em Varas de Fazenda Pública, Infância e Juventude, Família e Sucessões.
Em Cuiabá, é titular da 1ª Vara Cível e designada também no Núcleo de Justiça Digital de Execuções Fiscais.