THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO
O criminoso Jonas Souza Gonçalves Júnior, conhecido como “Batman”, rompeu a tornozeleira eletrônica três dias após ser colocado em regime semiaberto pela Justiça de Mato Grosso e é considerado foragido.
A informação consta no Sistema Eletrônico de Execuções Unificado, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“Batman” é terceiro na hierarquia do Comando Vermelho em Mato Grosso. A suspeita é de que ele tenha fugido para o Rio de Janeiro, berço da facção no país.
A progressão de regime foi concedida pela juíza Cristhiane Trombini Puia Baggi, do Núcleo De Atuação Estratégica (NAE), na terça-feira (24) passada.
Uma das justificativas usadas foi o “ótimo comportamento” de “Batman” na Decisão apontou que ele teve “ótimo comportamento” dentro da Penitenciária Central do Estado
“Quanto ao requisito subjetivo, o atestado aponta que o recuperando possui um ÓTIMO comportamento. Para além disso, não constam nos autos informações que desabonem a conduta do penitente, como notícia de falta grave no interior do Estabelecimento Penal, praticada no curso da Execução Penal, ou comunicação de mau comportamento carcerário, hábeis a justificar a denegação do benefício”, consta em decisão.
O rompido da tornozeleira foi detectado às 19h17 de sexta-feira (27), no condomínio “Brasil Beach”, em Cuiabá, local que ele informou residir.
“Batman” foi alvo de diversas operações policiais nos últimos anos pelos crimes de organização criminosa e lavagem e soma mais de 60 anos de condenação.