THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO
Candidata à presidência da Ordem de Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), a advogada Xênia Guerra defende a aprovação de uma lei que prevê a implementação de medidas protetivas para advogados que sofrem ameaças no estado.
Ela ainda é a favor de uma legislação de porte de arma para advogados por ser uma profissão de risco.
Em entrevista à Rádio CBN Cuiabá nesta segunda-feira (4), Xênia citou o atentado sofrido pelo advogado Marcos Antônio Mendes, candidato à presidência da subseção da OAB em Lucas do Rio Verde, que teve a sua casa e seu escritório alvejados por tiros, neste final de semana.
Ela ainda citou o assassinato do ex-presidente da OAB-MT, Renato Nery, na Capital.
“Nós advogados vivemos todos os dias uma situação de medo. Eu defendo uma alteração legislativa que possa trazer prevenção para que nós não venhamos a sofrer atentados. Um exemplo é aprovar uma lei que cria a figura de uma medida protetiva para os advogados que estejam em situação de violência ou ameaça, a exemplo do que acontece com as mulheres vítimas de violência doméstica”, disse.
“Outra iniciativa que eu também defendo é alterar a legislação no que tange o porte de arma para advogados. Não é, de forma alguma, sair armando toda a advocacia de forma indistinta, mas sim equiparar com os magistrados, defensores públicos e promotores”, acrescentou.
Assista a entrevista completa: