O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) deu 24 horas para a empresa Locar Saneamento reestabelecer o serviço de coleta de lixo na Capital, em reunião realizada nesta sexta-feira (3) com representantes da empresa no Palácio Alencastro. Em contrapartida, o prefeito garantiu que os repasses serão realizados regularmente, conforme previsto em contrato.
O encontro contou com a participação do secretário de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, do secretário de Governo, Ananías Filho, do presidente da Locar, Carlos Buarque, e o gerente operacional da empresa, Osiris Gatti.
“A empresa se comprometeu a retomar a coleta, e nós garantimos que os repasses serão feitos de forma transparente e regular. Se essa situação persistir, tomaremos medidas mais duras”, afirmou Abilio
Durante o encontro, o prefeito mencionou que a Locar apontou uma dívida de R$ 40 milhões referente a um contrato anterior.
Contudo, ele esclareceu que um novo contrato foi firmado há 30 dias, mesmo com essa pendência.
“Deixamos claro que o serviço precisa ser retomado imediatamente. A dívida será enviada à Procuradoria Geral do Município para judicialização”, destacou o prefeito.
Atualmente, Cuiabá gera cerca de 400 toneladas de lixo doméstico por dia, sendo que a região central da cidade é responsável por 70 toneladas desse volume.
“Estamos tomando providências porque nosso compromisso é com a população. A coleta de lixo é um dos problemas mais graves nos serviços urbanos da cidade. Solicitamos que a empresa apresente um planejamento para garantir a regularização total do serviço”, reforçou Reginaldo Teixeira.
Ficou estabelecido que a Locar deve entregar, até o final do dia, um planejamento detalhado para solucionar os problemas na coleta de lixo. Entre as ações exigidas estão a adequação dos mapas e rotas de coleta e o fornecimento de acesso aos sistemas de rastreamento dos caminhões, que monitoram em tempo real as rotas realizadas.