THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO
O deputado estadual Júlio Campos (União) afirmou que a prefeita de Várzea Grande, Flavia Moretti (PL), precisa “baixar a bola” para dialogar com Câmara Municipal e garantir uma gestão eficiente.
Em entrevista ao Jornal da CBN Cuiabá na manhã desta quinta-feira (6), o parlamentar disse que a governabilidade depende diretamente do apoio do Poder Legislativo.
“O que a prefeita precisa fazer é ter um melhor entrosamento com a Câmara Municipal. Já disse e volto a repetir que nenhum prefeito, governador ou presidente da República tem condição de fazer uma boa gestão se não tiver o apoio do Poder Legislativo”, declarou.
Para o deputado, o sistema político brasileiro, apesar de presidencialista, funciona na prática sob forte influência parlamentar.
“O regime é presidencialista, mas a Constituição Brasileira é parlamentarista. Quem manda hoje nos Estados, nos municípios e na Federação é o Congresso, as Assembleias e as Câmaras Municipais. Ninguém faz nada sem os Poderes Legislativos”, enfatizou.
Júlio Campos também afirmou que o presidente da Câmara, Wanderley Cerqueira (MDB), precisa ser mais “maneável” e sugeriu que o vice-prefeito, Tião da Zaeli (PL), entre em campo para pacificar a relação entre os poderes.
“Está um esgarçamento muito grande entre a Mesa Diretora, a maioria dos vereadores e a administração municipal. Isso tem que ser acalmado. A prefeita tem que baixar um pouco a bola, como diz o termo, para conversar com os vereadores”, aconselhou.
“O presidente da Câmara precisa também ser mais maneável, e o secretário de Governo, assim como o vice-prefeito, que tem uma boa relação com os vereadores, precisam intervir para acalmar os ânimos e garantir um melhor sucesso na administração de Várzea Grande”, concluiu.
Assista a entrevista completa: