Um motorista foi flagrado na manhã desta segunda-feira (28) descartando ilegalmente pneus usados e entulho de construção em um terreno na região da Ponte de Ferro, em Cuiabá. A infração ambiental resultou em uma multa de R$ 25.367,13.
A abordagem foi feita por uma equipe integrada da Prefeitura de Cuiabá, Juizado Volante Ambiental (Juvam) e Polícia Militar, que realizava diligências na região.
O motorista, que dirigia uma Pampa e não possuía carteira de habilitação, foi encaminhado para a Delegacia de Meio Ambiente (Dema). O veículo também foi apreendido e levado ao pátio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
De acordo com o fiscal da Ordem Pública, Riverson Rondon Barbosa, a infração foi enquadrada como crime ambiental grave, previsto no artigo 573 da Lei 04/1992.
“A infração apresenta três agravantes e é considerada gravíssima, com penalidades que podem chegar a R$ 1 milhão”, explicou o fiscal.
Segundo o primeiro-sargento da PM, Marcello Amui, a equipe se deparou com o flagrante quando se deslocava para atender outra ocorrência. “Já monitoramos aquela área por denúncias de descarte irregular e flagramos o momento exato em que ele despejou os pneus”, relatou o policial.
Além do impacto ambiental, o caso também chamou atenção para a reincidência no uso irregular de áreas próximas ao Coxipó do Ouro para o despejo de lixo.