Entre janeiro e o último dia 28 de março, a prefeitura de Cuiabá monitorou 271 pessoas que chegaram à Capital por meio de voos internacionais. A ação visa combater a proliferação da Covid-19 em território cuiabano.
Os viajantes são monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS). De acordo com a gestora da instituição, Moema Blatt, o objetivo da ação é evitar a disseminação da Covid principalmente quanto a uma nova variante viral.
“Entre maio e dezembro de 2021 foram concluídos 33 monitoramentos. Neste ano, até a data de 28 de março, o monitoramento de viajantes de Cuiabá tem obtido pleno êxito, com o registro de 271 pessoas monitoradas e devidamente orientadas”, disse Moema.
A gestora explicou que o monitoramento ativo acontece por duas semanas a partir do dia de desembarque em território nacional.
“A cada 48 horas a equipe do CIEVS entra em contato por e-mail, WhatsApp e/ou ligação de voz, no qual são questionados a presença de sinais e sintomas iniciais da Covid-19”, apontou.
Moema enfatiza que, apesar de alguns obstáculos relacionados às dúvidas dos monitorados, especialmente quanto à credibilidade do serviço por medo de crimes cibernéticos, os monitoramentos têm transcorrido com pleno sucesso e frequentemente recebe elogios pela atuação do SUS.
As informações sobre a composição da Equipe CIEVS, que realiza as abordagens do monitoramento, e os meios de contato podem ser acessadas no site da Prefeitura Municipal de Cuiabá pelo link http://www.saude.cuiaba.mt.gov.br/setor/index/4