Pedro Sinohara Junior, 33 anos, economista, cuiabano e faixa preta de judô e jiu-jitsu. Filho do também judoca e ex-técnico da seleção brasileira de judô (1990 à 2013), Pedro Luiz Sinohara. Nascido no mundo dos esportes, o professor/atleta Junior fará 18 anos como faixa preta de judô.
Com inúmeras competições em seu currículo, Pedro Sinohara deu um tempo cedo em sua carreira de atleta para se tornar professor. Um dos motivos que fez Sinohara interromper ainda cedo, foram as dores na lombar, que ele sofreu por anos, o que impedia de treinar.
Em 2018, o mesmo realizou uma cirurgia de hérnia de disco na lombar, pois não poderia mais postergar o problema. Após uma boa recuperação, sentiu que poderia retornar aos tatames.
“Fiquei afastado das competições não porque eu queria, mas porque não conseguia. Agora, recuperado, estou recomeçando meu caminho”, afirmou ao Olhar Esportivo.
Pedro ainda conta que foi professor por 14 anos na Academia Kodokan, mas em 2019 decidiu fechar a academia e retomar sua carreira focado na alta performance.
“Estou muito focado, logo volto aos Estados Unidos para dar continuidade na minha preparação. Agradeço muito à minha família, que me apoia tanto nesse meu sonho, todos meus professores e companheiros de tatame. Pretendo conquistar muita coisa pela frente.”
Com um currículo extenso, Pedro Sinohara Junior conta com grandes triunfos recentes:
– Campeão do Abu Dhabi International Pro, realizado em Cuiabá, em dezembro de 2020;
– Campeão do Abu Dhabi International Pro, realizado no Rio de Janeiro, em agosto de 2021;
– Vice Campeão do Abu Dhabi Grand Slam Jiu Jitsu World Tour, realizado no Rio de Janeiro em outubro de 2021;
– Campeão do Houston Open, campeonato realizado pela IBJJF, em Houston – Texas – EUA, em maio de 2022.
Pedro viveu em janeiro a junho de 2022 nos Estados Unidos, em Houston. O atleta chegou a treinar com Vinícius “Draculino”, umas das principais referências na área. Além disso, teve contato com os principais atletas de jiu-jitsu do Mundo, como a três vezes campeã mundial Andressa Cintra e o multicampeão Lucas Valente, que ficou em 3° lugar neste ano no Mundial.
Para o ano de 2022, o atleta ainda tem grandes objetivos. Junior Sinohara deseja competir no Brasil mais vezes e seu maior objetivo no ano é ser campeão master de Jiu Jitsu na Brazilian Federation (IBJJF), que acontecerá em Las Vegas, de 1 a 3 de setembro.
Pedro Lima – Do Olhar Esportivo