O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou, na tarde desta quarta-feira (10), um “pacotão” de medidas para ampliar o atendimento a pacientes Covid-19 em todo o Estado.

Está prevista, para os próximos dias, a abertura de 660 novos leitos, sendo 160 de Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) e 500 leitos clínicos.

“Fizemos uma verdadeira força-tarefa com toda nossa equipe e junto aos prefeitos e Poderes para superar nossa maior dificuldade, que é encontrar profissionais e empresas para prestar serviços médicos para casos de covid-19. Agora a meta é entregar esses leitos no prazo mais curto possível, para salvar mais vidas”, disse o governador.

Mendes explicou que os 500 novos leitos clínicos terão suporte ventilatório pulmonar, seja por meio de respiradores, ventiladores não-invasivos ou via oxigenoterapia.

“Esses equipamentos nos leitos vão ajudar os pacientes com dificuldade de respirar a se recuperarem e evitar que os casos se agravem e venham a necessitar de uma UTI”, pontuou.

O governador citou, ainda, a criação de 150 novas leitos home care (atendimento domiciliar) de retaguarda nos hospitais estaduais Santa Casa e Metropolitano e nas cidades de Rondonópolis, Sinop e Cáceres.

Essas unidades se somarão às 497 UTIs que o Governo do Estado já financia para tratar os casos de coronavírus e as 160 que serão abertas nos próximos dias.

Recursos aos Municípios

Ainda durante a coletiva, Mendes informou que o Estado encaminhará R$ 69,8 milhões aos municípios do Estado para serem usados, especialmente, na rede de atenção básica da Saúde.

Esses recursos, segundo ele, são créditos da administração anterior, relativos aos anos de 2016, 2017, 2018 que não foram pagos.

“O Governo está pagando em parcela única para que todos os Municípios possam receber recursos e tomar providências necessárias. É preciso, por exemplo, um cuidado com a atenção primária, principalmente, comprar remédios, contratar jornadas extraordinárias e profissionais para prestação de serviços”, explicou.

 

Deixe uma resposta