quinta-feira, 21 de novembro de 2024
InícioCBN EspeciaisSicrediAções de educação financeira do Sicredi impactam mais de 19 milhões de...
COOPERAR E PLANEJAR

Ações de educação financeira do Sicredi impactam mais de 19 milhões de brasileiros

Mais do que oferecer produtos e serviços financeiros, o Sicredi é uma instituição financeira cooperativa preocupada com o bem-estar dos associados e das comunidades onde está presente. Tem como propósito melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuir com o desenvolvimento local. Nesse sentido, desenvolve ações sociais e de educação financeira que ajudam a construir uma sociedade melhor.

No que se refere à educação financeira, o Sicredi realizou cerca de 7,6 mil ações no ano passado, que impactaram mais de 19 milhões de brasileiros. Nesses eventos, para associados e a comunidade em geral, leva informação e orientação sobre como lidar com dinheiro, a importância de se ter uma reserva financeira, de pensar no futuro, sobre consumo consciente, redução no endividamento, entre outros assuntos pertinentes.

Pensando num modelo que pudesse ser usado em todo o território nacional, o Sicredi lançou o programa Cooperação na Ponta do Lápis, durante Semana Nacional de Educação Financeira de 2020. Foi idealizado para melhorar a saúde financeira das pessoas. De lá para cá, a iniciativa ganhou força e já atendeu milhões de brasileiros, dentre associados e não associados.

Próximo de completar dois anos em execução, no mês de novembro, o Programa está presente em todos os estados e no Distrito Federal. Na prática, ensina as pessoas a entenderem melhor os conceitos do mundo das finanças por meio da Psicologia Econômica e da Economia Comportamental. Isso faz com que as pessoas estejam preparadas para lidar melhor com o próprio dinheiro para que possam realizar seus objetivos, criando um ecossistema financeiro sustentável.

Um dos diferenciais é o fato de atender um público diverso, se integrando à realidade de jovens, adultos e crianças. Com foco nos pequenos, o Programa firmou parceria com a Maurício de Sousa Produções em 2018, com a produção e distribuição de uma série de gibis com histórias relacionadas à educação financeira. Só no ano passado, foram distribuídos mais de 732,7 mil gibis. A aposta no formato descomplicado e de entretenimento levou em consideração o caráter lúdico típico da leitura de quadrinhos.

E como funciona?

Um programa que atinja um público tão variado e em diversas localidades precisa ser desenvolvido levando em consideração alguns fundamentos. Neste sentido, a iniciativa conta com três pilares essenciais: ser inovador, permanente e sistêmico.

O primeiro garante que as ações são baseadas em ciências comportamentais, enquanto o segundo faz com que aplicação das iniciativas seja contínua e sempre suscetível a mudanças. Já o terceiro faz com que a construção do projeto seja colaborativa e aberta a todos e todas.

Estabelecidos os fundamentos que dão base ao Programa, o projeto foca seus esforços em três públicos diferentes. O primeiro grupo é o de associados, que é alcançado por meio de oficinas. Já o segundo e terceiro são compostos, respectivamente, pelos cooperados e pelas escolas.

Para garantir que as ações sejam executadas visando os melhores resultados possíveis, o Programa tem uma metodologia própria. Para isso, a Fundação Sicredi conta com o método COOPS, cujas iniciativas são baseadas na conscientização, observação, organização, preparo e sustentação dos planos e metas que melhoram a vida financeira das pessoas impactadas pelo projeto.

Esta e outras ações desenvolvidas pelo Sicredi têm o objetivo de construir uma sociedade mais justa e próspera, que resultam em um mundo mais colaborativo e melhor.

Veja mais em www.sicredi.com.br

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se

CBN Especiais