A meta de vacinação contra a Poliomielite não foi atingida no país. O cenário causa preocupação pelo risco de o Brasil enfrentar à reintrodução do vírus causador da paralisia infantil entre a população.
Em Cuiabá, os índices também são baixos: pouco mais de 15% do público previsto foi vacinado.
Para melhorar a cobertura vacinal será realizado, no próximo sábado (10), o 2º Dia “D” de Mobilização Nacional de Vacinação em várias Unidades Básicas de Saúde.
A imunização ocorrerá das 8h às 16h.
A dose é destinada para crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
A previsão do Ministério da Saúde é que a cobertura vacinal alcance pelo menos 95% do público-alvo, mas, até o momento, pouco mais de 23% da meta nacional almejada foi atingida.
Na Capital mato-grossense até o dia 5 deste mês, apenas 5.549 doses foram administradas. O total esperado é de 35.892.
“Contamos com a sensibilidade dos responsáveis, pois só com o apoio deles atingiremos o maior número de vacinados. É preciso responsabilidade e compromisso com a causa para evitar que a doença volte a vitimizar as crianças”, reforçou o coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira.
Em Cuiabá, a vacinação acontece nos seguintes locais:
Regional Norte – UBS Paiaguás, UBS Jardim Vitória II e III;UBS IlzaPicolli I, II e III, UBS CPA III, UBS Clínica da Família;
Regional Sul – UBS Parque Ohara I e II, UBS Pedra 90 I e II, UBS Tijucal I, II e III, UBS Parque Cuiabá I e II , UBS Novo Millenium I e São João Del Rei;
Regional Leste – UBS Campo Velho, UBS Altos da Serra I e II, UBS Pedregal I e II, CS Dom Aquino, UBS Imperial I e II;
Regional Oeste – UBS Novo Colorado, UBS Cidade Verde, UBS Despraiado, UBS Santa Amália e Araçá.