Após reunião com o governador Mauro Mendes, o Banco da Amazônia (BASA) confirmou que irá aplicar, em 2021, R$ 520,3 milhões em Mato Grosso. O Protocolo de Intenções foi assinado na tarde de ontem pelo governador e pelo presidente do BASA, Valdecir Tose, via videoconferência.
De acordo com o governador Mauro Mendes, estes recursos serão importantes para o fomento ao empreendedorismo e para a geração de empregos em Mato Grosso. Ele destacou que o Estado já é um dos maiores impulsionadores de emprego no país: em 2020, de cada seis postos de trabalho criados no Brasil, um foi em Mato Grosso.
Ainda conforme Mendes, esse crédito será importante para diversos setores, especialmente para a promoção do crescimento econômico dos setores das micro, pequenas e grandes empresas no pós-pandemia.
Ele disse também que o papel dos bancos de fomento é fundamental para alavancar grandes projetos de infraestrutura em todas as áreas..
O presidente do Banco da Amazônia, Valdecir Tose, ressaltou que serão trazidos novos fundos para auxiliar os empreendedores mato-grossenses, especialmente os pequenos.
Segundo ele, em 2020, o banco aplicou em fomento R$ 314 milhões em Mato Grosso. Agora está trazendo novos fundos, como o Fungetur, do setor de Turismo, que será um grande demandador de recursos.