O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou, na tarde desta quarta-feira (28), uma mudança no comando da Secretaria de Saúde da Capital. O médico ortopedista Alexandre Salomão assume a função de forma interina.
Ele substituirá a secretária Suelen Alliend, que entregou o cargo. Os motivos não foram revelados.
Por ora, segundo o prefeito, Salomão irá acumular a pasta da Saúde com a secretaria adjunta de Planejamento e Operações.
“Pedi a secretária que ficasse até o final do ano, já que ainda vou promover algumas mudanças, mas ela optou por entregar o cargo. De todo modo, a secretária Suelen desenvolveu um ótimo trabalho, teve uma atuação técnica e quero ela de volta à [secretaria de] Gestão”, disse o prefeito, em coletiva à imprensa.
Segundo Emanuel, o novo secretário já atuou no Hospital Municipal de Cuiabá, no Hospital São Benedito, tendo passagens também por algumas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas da Capital.
A troca ocorre em meio a um novo pedido de intervenção na Saúde Pública de Cuiabá por parte do Ministério Público de Cuiabá.
O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges chegou a classificar a situação da pasta como um “completo descalabro”, em razão das constantes faltas de medicamentos, insumos básicos, médicos e servidores.
Além disso, o Município vem descumprido sucessivas decisões judiciais nesta área.
O pedido de intervenção será avaliado pelo desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça.