O Sindicato dos Árbitros Profissionais de Futebol do Estado de Mato Grosso (Sindamat) apontou “desrespeito” e “amadorismo” no pedido formulado pelo Mixto Esporte Clube para a abertura do Campeonato Mato-Grossense deste ano.
A equipe pediu que um árbitro Fifa, fora de Mato Grosso, apite a partida contra o Cuiabá, no sábado (21), às 15h30, na Arena Pantanal.
“É com indignação que o Sindicato observa que a referida equipe vê a arbitragem de Mato grosso com desconfiança. Sendo assim, o Sindamat se solidariza com todos os oficiais de arbitragem que foram desrespeitados através do ofício protocolado junto a FMF feito pela equipe do Mixto”, cita trecho de nota de repúdio.
O Sindicato ressaltou que os oficiais de arbitragem da Federação Mato-grossense de Futebol “são homens de bem e com excelente reputação moral junto a sociedade futebolística”.
Na nota, o sindicato disse que todos os árbitros passam por vários requisitos de qualidade antes de entrar para o quadro da FMF.
Os profissionais, segundo o sindicato, fazem parte do quadro da CBF e conduzem jogos dos Campeonatos Brasileiros das séries A, B, C, D e além de outros campeonatos organizados pela entidade máxima do Futebol Brasileiro.
“Nós nos orgulhamos dos mais de 70 oficiais de arbitragem que atuam em todo o Mato Grosso, que são pessoas dignas. Fatos como esses não podem ser ignorados por discursos e comportamentos equivocados, infelizmente, ainda enraizados em nosso futebol um amadorismo que já não é possível. Principalmente quando é tratado de futebol profissional”, conclui o documento.
“Sem cabimento”
A Federação Mato-grossense de Futebol já se manifestou e classificou como “sem cabimento” o pedido do Mixto.
A FMF ainda rechaçou qualquer possibilidade de implementar arbitragem de outros Estados no campeonato regional.