THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO
A vereadora Maysa Leão (Republicanos) denunciou o Colégio Coração de Jesus por discriminação contra o seu filho, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Segundo a parlamentar, a escola não aceitou fazer a matrícula dele após saber que ele tem autismo.
“Em janeiro deste ano, fomos fazer a matrícula do nosso filho João Lucas, no colégio cristão Coração de Jesus, que nos tratou muito bem, informou que tinham vagas, explicaram sobre o material didático com entusiasmo, até que ao saberem que João é autista, a vaga instantaneamente desapareceu!”, escreveu a vereadora nas redes sociais.
Maysa explicou que o estatuto da pessoa com deficiência (lei 13.146/15) mais conhecido como “Lei da Inclusão”, garante o direito das pessoas com deficiência de serem matriculadas em escolas de ensino regular públicas ou privadas quando há vagas.
A parlamentar esclareceu ainda que não existe número limitado de vagas para alunos PcDs, como muitas escolas insistem em propagar e adotar como regra.
“Já recebi muitos relatos de mães que passaram pela mesma situação e, por mais que não tenha sido a primeira vez que nosso filho foi discriminado, nunca será leve, e nunca iremos deixar passar”, afirmou.
“ Fiz um boletim de ocorrência contra o colégio, vou denunciar na Seduc, no Ministério Público e no Procon. Não gostaria de ter que tomar essas providências, nem de expor essa situação em público, mas toda vez que deixamos passar, perpetuamos o capacitismo, a discriminação e o preconceito”, concluiu.
Veja o vídeo: