Seis motoristas acabaram presos por embriaguez ao volante em mais uma edição da Operação Lei Seca, na noite de sábado (4). Desta vez, a ação ocorreu na Avenida Prefeito Murilo Domingos (Via 31), em Várzea Grande.
Ao todo, foram fiscalizados 111 veículos e aplicados 116 testes de alcoolemia – o chamado bafômetro.
Dos veículos fiscalizados, 28 foram removidos em razão de irregularidades, sendo 26 carros e duas motocicletas.
Também houve a emissão de 52 Autos de Infração de Trânsito (AITs). Dentre eles, 12 por direção sob influência de álcool; três por recusa ao teste de alcoolemia; seis por condução de veículo sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH); 18 por direção de veículo sem registro ou não licenciado, entre outras infrações.
Álcool no sangue
No momento do teste de alcoolemia, o condutor que apresentar índice de álcool no sangue superior a 0,33 miligramas por litro de ar expelido é preso, terá a CNH suspensa, deverá pagar multa e responderá pelo crime de embriaguez ao volante.
Já quando a quantidade de álcool for abaixo de 0,33mg/l, o condutor é autuado, tem a CNH retida e paga multa.
A Operação Lei Seca é realizada de forma integrada e coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT).
Nesta edição, participaram agentes do Batalhão de Trânsito (BPMTran), da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Guarda Municipal (GMVG), do Socioeducativo, da Polícia Penal e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).