CAMILA RIBEIRO – DA REDAÇÃO
A concessionária Águas Cuiabá afirmou que irá reemitir as faturas mensais de consumo de água emitidas entre os dias 15 e 19 de janeiro deste ano, sem constar a taxa de coleta de lixo.
A medida atende a uma recomendação do Procon Estadual.
Vale lembrar que a taxa seguirá sendo cobrada, porém, não nas faturas de água – já que a prática é considerada “abusiva” pelo Procon.
Os valores serão mantidos em R$ 10,60 (onde o serviço de coleta ocorre três vezes por semana) e R$ 21,20 (onde a coleta ocorre seis vezes semanais).
Isto porque, a Câmara de Vereadores barrou o aumento de 212% que havia sido imposto em um decreto o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
Cobrança de taxa
A notificação do Procon não guarda relação com o aumento em si. Somente põe fim o sistema de cobrança que era feito pela conta de água.
Segundo o Procon Estadual, uma lei em vigor na Capital assegura ao consumidor a liberdade de escolha em não ter inclusa nas faturas de consumo dos serviços de água e esgoto a Taxa de Coleta de Lixo.
Após a notificação, a Águas Cuiabá também informou que os clientes que já quitaram faturas emitidas no período de 15 a 19 de janeiro terão o valor deduzido na próxima fatura mensal (mês de referência Fevereiro/2024, a ser paga em Março/2024).
“Tendo ou não pago a fatura, o cliente pode entrar em contato pelos canais de atendimento da Águas Cuiabá, solicitando a emissão de nova fatura ou a geração de créditos, conforme cada caso. A Águas Cuiabá está mobilizando seu Call Center e profissionais para, também, contatar e orientar esse grupo de clientes”, citou a concessionária em nota.
Ainda conforme a Águas, as faturas emitidas a partir desta segunda (22) já estarão sem a incidência da taxa de lixo.
Serviço:
Canais de atendimento Águas Cuiabá: Call Center 0800 646 6115 e WhatsApp (65) 99276 6008. Soluções também estão disponíveis pela plataforma DigiIguá (https://digiigua.igua.com.br) e diretamente nas lojas da concessionária (Avenida da Prainha, CPA e Coxipó).