Mais de 1,2 mil policiais militares estão reforçando o policiamento na Baixada Cuiabana durante as festividades de Carnaval.
A operação foi lançada na sexta-feira (9) e segue até a quarta-feira (14).
De acordo com o comandante do 1º Comando Regional, coronel PM Wankley Corrêa Rodrigues, o reforço do policiamento ocorre em Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Acorizal, Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço, Nova Brasilândia e Planalto da Serra.
A operação tem como foco os locais públicos destinados ao Carnaval de rua e eventos religiosos, por meio de bloqueios e fiscalização para inibir a prática de crimes de trânsito, furto e roubo de veículos.
Também são realizadas ações como apreensão de armas de fogo e drogas, situações comuns nesse período.
Conforme o coronel Rodrigues, além do policiamento ostensivo e preventivo, a Polícia Militar também está dando suporte a equipe de segurança privada no controle de acesso aos espaços.
Isso ocorre por meio da fiscalização com detector de metal e revista, visando restringir a entrada de objetos de porte pessoal, armas, facas, garrafas de vidro, e entre outros, que possam causar algum dano ao folião.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destacou a importância do reforço do policiamento durante as festividades, devido ao grande número de aglomeração de pessoas.
“O Carnaval é uma festa que ocorre praticamente em todo país e a Polícia Militar, dentro das suas atribuições, irá garantir a segurança do público no nosso Estado, em especial na Baixada. Temos um importante número de militares nas ruas, de diversas unidades especializadas empregadas, uma frota renovada e equipamentos de ponta, que garantirão melhor desempenho do policial militar nas ruas”, afirmou.
Além do efetivo policial dos batalhões de área, equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Policiamento Montado (Cavalaria) e Proteção Ambiental (BPMPA), reforçarão os efetivos de rua, bem como as companhias de Força Tática, Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) e alunos-soldados em formação.