O governador Mauro Mendes requereu ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um financiamento para acelerar e finalizar as obras de recuperação e duplicação da BR-163.

O pedido foi feito em Brasília, na quarta-feira (8), em reunião que contou com a participação de parlamentares e representantes do Estado.

No projeto inicial já constava a busca pelo financiamento para finalização da obra. Até o momento o Estado já aportou R$ 1,2 bilhão de recursos próprios.

Para o governador, o encontro sinaliza o bom relacionamento desenvolvido entre a gestão estadual e a instituição, que apoiou a iniciativa e se mostrou confiante com os investimentos na rodovia.

“A BR-163 é uma das vias mais importantes para o nosso estado, e as obras, que seguem em ritmo acelerado, deverão ter o cronograma adiantado caso a parceria com o BNDES ocorra efetivamente.  Esse encontro representa a condução ética e rápida de uma parceria que deverá representar um grande passo para o avanço das obras de uma estrada que há anos sofria com graves problemas e não recebia os investimentos necessários” declarou.

O Governo de Mato Grosso assumiu a concessão do trecho estadual da BR-163 em 2023, quando formalizou a transferência do controle acionário da Rota do Oeste.

A busca pelo financiamento já estava prevista no cronograma após a assinatura da frente de serviço no trecho entre o km 593 e o km 681 da BR-163, contemplando o município de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

Recentemente o governador assinou uma ordem de serviço para duplicar mais 88 km, entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, totalizando mais de 200 km da rodovia em obras.

Mauro ressaltou que a obra representa uma evolução uma das principais rotas de escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste, e tem sua entrega projetada para 2028.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que irá analisar o pedido e destacou que a orientação do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva é de apoiar as obras estruturantes dos estados.

“A BR-163 é a espinha dorsal da agricultura brasileira e da economia no estado. Ela precisa de uma estrutura que forneça uma logística adequada e de qualidade através de investimentos, que a longo prazo deverão contribuir para o trânsito, segurança e produtividade, gerando mais negócios e mais empregos na região”, pontuou.

Também participaram da reunião a ex-deputada federal Rosa Neide, o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Luiz Gallo e o presidente do Conselho de Administração, Cidinho Santos e demais representantes do conselho.

Próxima etapa 

O pedido de financiamento segue para análise técnica e adaptações realizadas pelo BNDES até final deste mês. As adaptações deverão abranger o novo modelo de investimentos fundamentado do Governo Federal.

Segundo Mercadante, nos próximos três anos novas parcerias de investimentos deverão ser firmadas entre o banco e o Governo do Estado para fortalecer a infraestrutura viária e contribuir para o desenvolvimento econômico em Mato Grosso.