THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO
O ex-vice-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Elias Alves de Andrade, foi identificado pela Polícia Civil como o homem que aparece em um vídeo matando um gato com um golpe de machado no bairro Jardim Califórnia, em Cuiabá.
Nas imagens, o homem aparece perseguindo o animal com o machado na mão. Em seguida, ele joga a ferramenta na direção do gato, que cai sem vida.
Em um novo vídeo que circula nas redes sociais, Elias aparece discutindo com uma mulher e ameaçando matar outros animais que entrarem em sua residência.
Conforme a Polícia Civil, a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) instaurou um inquérito para apurar os fatos.
O local onde o crime ocorreu, na segunda-feira (15), foi periciado pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e a dona do animal já foi ouvida na Dema.
Elias, no entanto, ainda não foi localizado. Ele responderá pelo crime de maus-tratos a animais com resultado morte.
Vida acadêmica
Professor aposentado, Elias foi vice-reitor da UFMT de 2004 a 2008. Ele se formou em 1973 em licenciatura plena em Letras pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Minas Gerais.
Em 2007, ele completou doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP (Universidade de São Paulo).
Antes, no período de 2000 a 2004, ele foi diretor do IL (Instituto de Linguagens) da instituição.
Nos anos de 1978 a 1997, ele ocupou cargos na universidade como coordenador da Área de Ciências Humanas do Primeiro Ciclo de Estudos, foi pró-reitor de Ensino de Graduação e assessor de Relações Internacionais da Reitoria.
Veja vídeos: