A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou reajuste na conta de luz de 7,29% em Mato Grosso, durante reunião da diretoria da instituição, na quinta-feira (22).
No encontro, foi aprovado também reajuste para Mato Grosso do Sul e São Paulo. O aumento para os estados está na casa dos 7,28% e 8,24%, respectivamente.
Com a aprovação da Aneel, o reajuste passou a valer desde quinta-feira atingindo 4,6 milhões de unidades consumidoras. Destas, 1,5 milhão estão distribuídas em todos os 141 municípios de Mato Grosso.
Segundo a Agência, os fatores que mais impactaram para o aumento foram: os custos com as atividades de distribuição e gastos com compra de energia impactados em especial pela energia da Usina de Itaipu, precificada em dólar e pagamento de encargos setoriais.
Para o diretor Sandoval Feitosa, que é relator do reajuste da Energisa Mato Grosso, “as medidas tomadas pela Agência são pautadas pela legalidade e pelo extremo rigor técnico regulatório”.
“A Aneel está sensível à gravidade dos efeitos da pandemia da Covid-19 tanto para o consumidor final quanto para a necessária manutenção do equilíbrio econômico da concessão”, acrescentou.