O dono do restaurante japonês que funciona no bairro Boa Esperança, em Cuiabá, foi intimado a prestar depoimento nesta segunda-feira (19), após uma ação conjunta flagrar uma série de irregularidades no estabelecimento.
Além de ter ligações clandestinas de água e energia, a vigilância sanitária municipal constatou inúmeras falhas nas condições de armazenamento e manipulação de alimentos.
A situação do estabelecimento oferece riscos à saúde dos consumidores, conforme destacou a equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária.
Entre impostos não pagos, a estimava de recuperação é de quase R$ 100 mil em energia e água furtada. Só neste ano, 31 pessoas foram presas por causa desse tipo de crime.
Riscos
A ação teve ainda o apoio da Energisa, Águas Cuiabá, Polícia Civil e Politec.
“O furto de energia quase nunca vem sozinho. Geralmente pessoas que buscam esse crime, já tem um histórico de tentativas para lesar a sociedade. E nesse caso é ainda pior. Além do chamado ‘gato’, havia gambiarras elétricas que poderiam gerar incêndios na região, citou Maria Luisa Xavier, que é analista de suporte e gestão da concessionária de energia.
Ligações irregulares geram perdas e descompasso de abastecimento. “Essas ligações, além de lesarem a sociedade, também podem contaminar as redes de água. É um risco de saúde pública que toda a sociedade precisa combater e estar atenta”, citou Julie Campbell, Diretora Operacional da Águas Cuiabá.