THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO
A vice-prefeita eleita de Cuiabá Vânia Rosa (Novo), que vai assumir a Secretaria Municipal de Assistência Social na gestão do prefeito eleito Abilio Brunini (PL), afirmou que a Pasta não atuará apenas em “assistencialismo”.
Em entrevista ao Jornal da Rádio CBN Cuiabá nesta quinta-feira (7), ela afirmou que o seu objetivo dar dignidade humana e empoderar as pessoas.
“Minha visão em assistência social, inclusive com muita experiência nisso, é de não ser assistencialista somente. Logicamente, que em alguns momentos há necessidade disso sim, a gente entende isso. Contudo, o que eu tenho como projeção na minha mente é trazer, antes de tudo, dignidade a pessoa. E dignidade é ela se enxergar como cidadão útil, como alguém que é capaz, que pode ir além do que simplesmente receber donativos”, afirmou.
“O assistencialismo, muitas vezes, faz a pessoa se acomodar e não enxergar dessa forma. Isso não é digno. Levar essa consciência de ser útil, civilizado, de poder não só esperar e sim cobrar seus direitos, fazendo seus deveres, é o objetivo durante esses quatro anos”, acrescentou.
Vânia, que também faz parte da equipe de transição, disse que está conhecendo a Pasta para poder ter uma dimensão do que poderá ser aproveitado e do que terá que mudar, renovar.
“Não dá para a gente programar essa estratégia antes de conhecer o terreno. Logicamente, que na minha mente já tenho tudo programado do que a gente precisa fazer e isso sempre vai ser pautado em trazer dignidade humana”, pontuou.
Assista a entrevista completa: