THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO
O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), se reuniu na manhã desta segunda-feira (11) com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) para dar início ao processo de transição da gestão. A reunião ocorreu no Palácio Alencastro.
No encontro, Abilio pediu que Emanuel retire a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Câmara de Vereadores.
O objetivo do futuro gestor é remodelar o orçamento devido a sua proposta de mudança nos formatos das secretarias.
O orçamento da Prefeitura de Cuiabá será de R$ 4,8 bilhões para o próximo ano.
Abilio ainda pediu que Emanuel suspenda as licitações não essenciais em andamento, além de garantir a continuidade dos serviços de Educação e Saúde sem paralisações.
Emanuel se comprometeu a dar condições a Abilio adequar a LOA 2025 e garantiu apoio integral à transição.
“Tenho obrigação com Cuiabá e com a sua gestão de lhe dar condições de adequá-la ao seu plano de governo, as suas propostas, suas ideias e aquilo que sua equipe entender como melhor desenho para uma boa execução para o ano que vem. Então, vou retirá-la”, disse o atual prefeito.
Abilio disse acreditar que o processo de transição seguirá de forma pacífica e garantiu que nenhuma mudança radical será aplicada nesse momento.
“Nós não pretendemos fazer nenhuma mudança radical no início da gestão que vá prejudicar o funcionamento ou andamento das unidades de Saúde e unidades escolares. Se for possível fazer uma descompatibilização de algumas ações, a gente vai conseguir fazer um ato formal de transição, mas sim uma transição suave que seja bom para toda a população cuiabana”, finalizou.