O Cuiabá caiu para a Série B do Campeonato Brasileiro após quatro anos na elite do futebol nacional. Com o resultado do jogo entre Atlético-MG e Juventude, o Dourado sofreu o descenso sem precisar entrar em campo nesta terça-feira (26). Esta é a primeira vez em que o clube é rebaixado em uma competição.
O Juventude venceu o Atlético-MG por 3 a 2, no estádio Raimundo Sampaio, pela 36ª rodada da Série A. A equipe gaúcha rebaixou o Cuiabá ao pontuar, uma vez que o time mato-grossense não alcança o número de vitórias do Fluminense, primeiro time fora do Z4, com 39 pontos e 10 triunfos.
Ainda faltando três rodadas para o Dourado, o clube está em 19º colocado na tabela, com 30 pontos, seis vitórias, 12 empates, 17 derrotas e saldo de gols igual a -29. O Cuiabá só pode chegar a nove triunfos na Série A.
Ao lado da equipe cuiabana, o Atlético-GO também sofreu o descenso para a segunda divisão nacional.
Além deles, Amazonas, América-MG, Athletic, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, CRB, Ferroviária-SP, Goiás, Operário-PR, Paysandu, Remo, Vila Nova e Volta Redonda disputam a Série B do Brasileiro em 2025.
Atual temporada
Após a saída do técnico António Oliveira, ainda no Mato-grossense, o Cuiabá iniciou o Brasileiro sem um profissional efetivo no cargo. O clube ficou três meses sem um treinador até a chegada de Armando Petit, que atuou em 18 jogos da Série A e fez uma campanha de quatro vitórias, seis empates, oito derrotas e -3 de saldo, com 18 pontos conquistados.
Nesta temporada, o Auriverde aplicou e sofreu a maior goleada da história do clube na primeira divisão. Ambas as partidas tiveram o placar igual a 5 a 0 e foram sob o comando técnico de Petit.
Após levar goleada do Palmeiras, o comandante português optou por sair do Cuiabá e afirmou não ter mais condições de ajudar o time. Com a saída de Petit, o treinador Bernardo Franco assumiu a equipe mato-grossense.
Até o momento, Franco comandou 12 jogos e conquistou 12 pontos, sendo duas vitórias, seis empates, quatro derrotas e -3 de saldo de gols.
Campanhas anteriores na Série A
O Cuiabá subiu para a Série A do Brasileirão em 2021. No primeiro ano, o time mato-grossense terminou em 15º colocado, com 47 pontos, sendo 10 vitórias, 17 empates, 11 derrotas e saldo de -3.
Em 2022, o Dourado ficou na 16º posição da tabela, com 41 pontos, quatro pontos na frente do primeiro clube da zona de rebaixamento. Ao todo, saiu vitorioso em 10 jogos, empatou 11 e foi derrotado em 17, com saldo de gols igual a -11.
No ano passado, o Cuiabá protagonizou a melhor campanha do time na Série A ao terminar na 12ª colocação, com 51 pontos, 14 vitórias, nove empates, 15 derrotas e -1 de saldo. Além de ter conquistado a permanência com duas rodadas de antecedência e ter sido o terceiro melhor visitante do Brasileirão, com oito jogos sem sofrer gols, sendo cinco seguidos.
Em 2023, o Auriverde também conquistou seis triunfos por 3 a 0, sendo eles contra Bahia, Santos, Flamengo, Coritiba, Fluminense e Athletico-PR. Assim como, derrotou o Internacional no Beira-Rio pela primeira vez.
Por Luana Ignacio / Olhar Esportivo