O turismo em Mato Grosso vive um momento de franca expansão e tem aquecido o setor de alojamento e hospedagem.
O número de empresas voltadas a esse segmento cresceu 11,4% no ano passado, quando comparado ao ano anterior, segundo dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat).
Conforme os números da Junta, 4.403 novos negócios no setor de hotelaria e similares foram abertos em 2024. Em 2023, foram 3.952.
O crescimento na abertura de empresas também reflete na geração de empregos.
No ano passado, o saldo de contratações no setor foi de 230 novas vagas, com destaque para hotéis e similares, que responderam por 204 dessas admissões.
Desde 2021, o setor mantém números positivos, revertendo o saldo negativo registrado durante a pandemia de coronavírus, em 2020, quando houve mais demissões do que contratações, resultando em um saldo negativo de 837 desligamentos.
O número de créditos para empreendimentos turísticos também cresceu. Segundo a Desenvolve MT, foram liberados R$ 10,9 milhões em crédito pela linha Desenvolve Turismo em 2024, um aumento de 105% em relação a 2023.
Segundo a secretária adjunta de Turismo da Sedec, Maria Letícia Costa, o Governo do Estado investe cerca de R$ 94 milhões em dez grandes projetos de infraestrutura turística.
Dentre os projetos, a construção de orlas turísticas, rodovias-parque, congódromo, píeres, lagoas, reformas de praças, entre outros.