O número de cidades classificas com alto risco de contágio pela covid-19 subiu de 12 para 18, como aponta o último boletim emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), na tarde desta terça-feira (18).
O levantamento é realizado semanalmente pela SES e conta com dados retirados dos boletins informativos disponibilizados pela pasta.
As 18 cidades que estão com alto risco hoje são: raguainha, Canarana, Cláudia, Colíder, Colniza, Confresa, Figueirópolis D’Oeste, Juína, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Novo São Joaquim, Reserva do Cabaçal, Santo Afonso, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São José do Xingu, Tangará da Serra e Torixoréu.
Além disso, outros 123 municípios também estão classificados com risco de contágio moderado para a covid-19. Desde a última semana, Mato Grosso não tem nenhuma cidade com risco muito alto de infecção pela doença.
Confira as medidas de acordo com a classificação de risco
· Nível de Risco Moderado a) implementação e/ou manutenção de todas as medidas previstas para o Nível de Risco BAIXO; b) quarentena domiciliar para pessoas acima de 60 anos e grupos de risco definidos pelas autoridades sanitárias.
· Nível de Risco ALTO a) implementação e/ou manutenção de todas as medidas previstas para os Níveis de Risco BAIXO e MODERADO; b) proibição de qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração; c) proibição de atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos, devendo ser disponibilizado canais de atendimento ao público não presencial; d) adoção de medidas preparatórias para a quarentena obrigatória, iniciando com incentivo à quarentena voluntária e outras medidas julgadas adequadas pela autoridade municipal para evitar a circulação e aglomeração de pessoas.