Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostram que Mato Grosso registrou queda no número de cidades com alto risco de contágio pela covid-19, variando de 26 municípios nesta classificação para 16.
Com a atualização divulgada pela pasta nesta terça-feira (6), as cidades com alto risco são: Araguainha, Barra do Garças, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Colíder, Indiavaí, Itanhangá, Jangada, Luciara, Novo São Joaquim, Ponte Branca, Primavera do Leste, Querência, São José do Povo, Sapezal e Torixoréu.
Outras 125 cidades estão classificadas na categoria moderada para a contaminação do coronavírus. Nenhum município foi classificado com risco muito alto ou baixo para a Covid-19.
Confira as medidas de acordo com a classificação de risco:
• Nível de Risco MODERADO
a) implementação e/ou manutenção de todas as medidas previstas para o Nível de Risco BAIXO;
b) quarentena domiciliar para pessoas acima de 60 anos e grupos de risco definidos pelas autoridades sanitárias.
• Nível de Risco ALTO
a) implementação e/ou manutenção de todas as medidas previstas para os Níveis de Risco BAIXO e MODERADO;
b) proibição de qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração;
c) proibição de atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos, devendo ser disponibilizado canais de atendimento ao público não presencial;
d) adoção de medidas preparatórias para a quarentena obrigatória, iniciando com incentivo à quarentena voluntária e outras medidas julgadas adequadas pela autoridade municipal para evitar a circulação e aglomeração de pessoas.