A Secretaria de Estado de Saúde (SES) encaminhou a amostra colhida no Instituto de Análises Clínicas (Inac) para o Ministério da Saúde a fim de verificar se o material coletado efetivamente corresponde à variante Delta.
A pasta recebeu a amostra do laboratório na tarde de quarta-feira (28). Contudo, a confirmação da variante em Cuiabá, até então sem nenhum caso registrado em Mato Grosso, ocorreu na terça-feira (27).
Conforme a SES, o encaminhamento da amostra ao Ministério da Saúde faz parte de um esquema padrão para casos deste tipo. A amostra colhida passará por um processo de sequenciamento genético, que esclarecerá se o conteúdo coincidente com a variante.
Delta em Mato Grosso
O caso foi identificado em uma paciente de 15 anos, que apresentou sintomas gripais leves, como dores no corpo e na cabeça.De acordo com o laboratório, a paciente já havia apresentado outra confirmação da mesma variante, por meio do exame RT-PCR, em março deste ano.
Entretanto, no dia 20 de julho, uma médica responsável pela adolescente solicitou novo exame.
A nova suspeita foi tratada como “uma possível reinfecção”, visto que em “curto lapso temporal” o resultado se repetiu. Com sintomas gripais leves, a adolescente está em isolamento total.