Mato Grosso perdeu neste sábado (21) um de seus mais importantes profissionais de arquitetura e urbanismo. Moacyr Freitas faleceu aos 91 anos, após uma batalha contra o câncer que vinha desde fevereiro deste ano.
Moacyr Freitas foi responsável pelos projetos da Rodoviária de Cuiabá, do Centro Político Administrativo – onde está a sede do Governo do Estado – e da Avenida Miguel Sutil.
A informação do falecimento foi confirmada por familiares.
Moacyr estava em tratamento e lutava contra um câncer desde fevereiro deste ano. Ele faleceu em um hospital particular de Cuiabá, onde estava internado.
Ele era membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e autor de várias obras que contribuem para o acervo pictórico do Estado, registrando cenas dos períodos provincial e colonial.
O governador Mauro Mendes e a primeira-dama, Virginia Mendes, classificaram a morte de Moacyr como uma “perda irreparável” para todo o Estado e desejaram força a família do arquiteto.
“Moacyr Freitas estará para sempre na vida dos mato-grossenses, através do legado que deixou com suas obras. É uma perda irreparável. Desejamos força a todos, na certeza de que ele deixou sua marca enquanto esteve entre nós”, lamentaram.
O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro também lamentou o falecimento.
“Cuiabá perde um dos nomes mais tradicionais da sua arte, arquitetura, literatura e história. Moacyr deixa um legado excepcional que o faz ser alguém que jamais será esquecido pelo povo de sua terra natal. Lamentamos receber essa notícia e desejamos que nosso Senhor Jesus dê o conforto e alívio necessário aos familiares e amigos neste momento de angústia”.