O conselheiro José Carlos Novelli tomou posse como presidente do Tribunal de Contas (TCE-MT), em solenidade na manhã desta sexta-feira (17). Ele comandará a instituição no biênio 2022-2023.
Em seu discurso, o presidente ressaltou que em, após inúmeros percalços e depois de dez anos, o Pleno do Tribunal voltou a estar completo.
Isto porque, em 2017, cinco conselheiros (José Carlos Novelli, Sérgio Ricardo, Antônio Joaquim, Valter Albano e Waldir Teis) foram afastados em decorrência da Operação Malebolge, da Polícia Federal. A recomposição ocorreu apenas neste ano.
“Pleno na sua legitimidade. Pleno no seu respeito. Pela terceira vez, sou honrado com a missão de presidir a instituição. Recebo o bastão do conselheiro Guilherme Maluf, a quem agradeço e cumprimento pela condução do TCE nesse período crítico de pandemia e pelo equilíbrio pessoal, pelo compromisso público e pelo espírito de harmonia”, disse.
Novelli pontuou que na gestão 2022/2023 vai contar com a contribuição de todos os conselheiros, tanto no desempenho da função de relator, quanto na condução e execução de programas e projetos, que juntos vão implementar.
“Essa vai ser a gestão de Novelli, de Antonio Joaquim, Valter Albano, Waldir Teis, Domingos Neto, Sérgio Ricardo e Guilherme Maluf. Do conjunto dos servidores, técnicos, auditores e procuradores que formam esta Casa. Aqui vocês têm um soldado. Pronto para fazer o melhor de si”.
Na oportunidade, o conselheiro ainda apresentou uma cartilha, na qual discorre a respeito da visão sobre Mato Grosso, o Tribunal de Contas e os princípios que vão nortear sua gestão à frente do Tribunal, ressaltando que o foco será a melhoria da Administração Pública, notadamente a municipal.
Novelli lembrou que dos 141 prefeitos empossados neste ano, 88 estão tendo sua primeira experiência frente à gestão pública.
“Entendemos que o planejamento é a melhor ferramenta para auxiliar a boa governança. Vamos concentrar esforços na função orientadora do Tribunal, por meio da sua Escola Superior de Contas, para capacitar os gestores públicos e as suas equipes”, afirmou.
“Vamos avançar nas parcerias institucionais na busca da solução dos problemas em comum e estimular as ações colaborativas. Trabalhar de forma integrada, colocando o TCE como ponte entre as organizações das duas esferas da administração pública mato-grossense, no que contamos com especial atenção dos Poderes Executivo e Legislativo estaduais para a execução dessa relevante tarefa”, anunciou o empossado.
A 56ª Mesa Diretora do TCE-MT – biênio 2022/2023 é composta pelo conselheiro José Carlos Novelli, como presidente, e os conselheiros Valter Albano e Guilherme Antonio Maluf, como vice-presidente e corregedor-geral, respectivamente.